Número total de visualizações de páginas

Malhação




Malhação é uma série adolescente brasileira, produzida e exibida pela Rede Globo desde 24 de abril de 1995, contando, até 2011, com 18 temporadas. No dia 07 de fevereiro de 2011 foi ao ar o capítulo 4.000. [1]
Até o fim da temporada de 2007, cada episódio se iniciava com a técnica cold open, precedido por uma retrospectiva dos capítulos anteriores, dando seguimento à narrativa que se segue. Essa técnica era uma marca de folhetim, utilizada desde a temporada de 1998, mas foi abolida a partir do início da temporada de 2008.
A série é exibida em vários países pela Globo Internacional, e já foi exibida pela SIC, em Portugal, da primeira a décima-segunda temporada. É exibida também pela TVM (atualmente na décima-quinta temporada).

 Enredo

Malhação estreou em 24 de abril de 1995, às 17h20, exibida pela TV Globo [2], com a missão de falar sobre questões pertinentes ao universo jovem, como o início da vida sexual, o relacionamento com os pais e com os amigos e as dúvidas em relação ao futuro profissional. A ideia de situar a ação do seriado em uma academia de ginástica surgiu das discussões entre os escritores Andréa Maltarolli e Emanuel Jacobina, quando ambos ainda integravam a oficina de roteiristas da TV Globo.
O programa inaugurava um novo conceito dentro da teledramaturgia da TV Globo: um seriado com o formato semelhante às ‘soap operas’ americanas, que têm como características a data de término em aberto e maior flexibilidade para mudanças nas narrativas paralelas e no perfil dos personagens. Em vez da carga dramática característica deste tipo de produção, o novo seriado tinha uma abordagem leve e bem-humorada para as questões delicadas que pretendia discutir. Desde o início, também, apostou-se na troca de experiências entre atores veteranos e jovens talentos como uma marca registrada.
Nos primeiros anos, a estrutura narrativa de Malhação funcionava a partir de uma divisão semanal. Uma trama começava na segunda-feira e era resolvida na sexta, apresentando um gancho para o tema da semana seguinte. Mais tarde, a ação passou a ser contínua até a conclusão da história no final da temporada. Esse esquema foi abandonado já no segundo ano, em favor de histórias mais prolongadas, sem desfecho imediato.

Temporadas

Malhação é a segunda série a ser exibida nas tardes da Rede Globo. A primeira foi o sucesso infantil Sítio do Picapau Amarelo, exibida entre 1977 e 1986. Estreou em 24 de abril de 1995, e se originou de uma ideia de Andréa Maltarolli, que se inspirava no livro Confissões de Adolescente, de Maria Mariana. Esta última, por sua vez, trabalhou ao lado de Andréa escrevendo a temporada de 1998 e a temporada de 1999. As histórias desenvolviam-se tendo como cenário a Academia Malhação, na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro).
O personagem de destaque na primeira fase foi Héricles (Danton Mello), um rapaz ingênuo do interior do estado, que vai para o Rio de Janeiro trabalhar e estudar, e emprega-se na academia. Quem também se destacou nas primeiras fases do seriado foi Mocotó (André Marques), um conquistador de mulheres que vive contando vantagem aos amigos. Atualmente, contratado da emissora e apresenta o Vídeo Show.
De janeiro a março de 1996 foi exibido o especial Malhação de Verão, que narrava a história dos personagens da temporada de 1995 em um acampamento de férias.
Em abril de 1996, iniciou-se uma nova temporada, que ganhou novos cenários, novos personagens e nova abertura. O destaque da vez foi Luiza, personagem de Fernanda Rodrigues, caracterizada por seu jeito decidido de agir.
A temporada de 1997 não trouxe grandes novidades em sua trama, mas apresentou Pedro Vasconcelos como o protagonista Vudu. Após este trabalho, Pedro atuou e dirigiu o seriado infanto-juvenil Bambuluá, protagonizado por Angélica. Sua carreira como ator, porém, não obteve grande sucesso e, atualmente, trabalha como diretor de diversos programas da emissora, dentre eles a décima-quarta e a décima-sexta temporada de Malhação.
Já em 1998, o seriado ganhou novas reformulações: a ação deixou de ter a Academia Malhação como centro. A história focou o universo de corridas de automóveis. No período da Copa do Mundo de 1998, os jogos atrasavam os capítulos da temporada, fazendo a audiência cair cada vez mais. Mesmo após o fim da Copa do Mundo, a audiência só diminuía. A produção, então, resolveu radicalizar o seriado, transformando-o num programa interativo ao vivo.
No dia 5 de outubro de 1998 iniciou-se uma nova fase no programa, apresentada ao vivo. A história se passava no quarto de Mocotó, onde antigos atores voltavam para relembrar histórias, contando com participações de telespectadores através de telefone e internet. Mesmo assim, a audiência não aumentava.
Em 1999, a Globo contratou Ricardo Waddington para dirigir o programa, e reformular totalmente o seriado. No dia 18 de outubro do mesmo ano iniciou-se uma nova temporada, trazendo muitas novidades. A novelinha ganhou novo elenco, novos temas, novas histórias, novos cenários, nova abertura, novo logotipo e novo tema de abertura: a música Te levar da banda Charlie Brown Jr.. A partir de então, o centro da história passou a ser o colégio secundário Múltipla Escolha.
A partir de 2004 quando malhação fazia 10 anos no ar, as temporadas passaram a ter seu início em janeiro, enquanto as outras começavam só em abril, quando a Globo estreava suas programações de cada ano. em 2004 a turma da vez era a galera da famosa e inesquecível "Vagabanda" formada pelos amigos Gustavo (Guilherme Berenguer), Natasha(Marjorie Estiano) e Catraca(João Velho). Letícia (Juliana Didone) a protagonista ao lado de Gustavo formavam o casal da vez, onde Natasha tentava de tudo pra separá-los. mas no final da temporada ela os deixou em paz, seguindo para temporada de 2005 onde se relacionava com João (Java Mayam) e seguia sua carreira de Cantora.
Em 2007, a história da temporada, teve seu rumo completamente modificado em abril, quando Izabel de Oliveira saiu da equipe de roteiristas para trabalhar na sinopse de Duas Caras dando lugar a Márcio Wilson.,quem inclusive teve como protagonista uma das grande estrelas de Malhação, "Marjorie Estiano" da temporada de 2004, quando malhação estava fazendo 10 anos no ar. Por motivos ainda desconhecidos, a temporada de 2007 foi cancelada, e em outubro, de forma bem corrida, teve seu fim antecipado.
Em 15 de outubro de 2007, estreou uma nova temporada, com equipe de produção completamente modificada (mantiveram-se apenas os diretores Leonardo Nogueira e Ricardo Waddington) e com um elenco diferente (da temporada anterior, continuaram apenas 20% do elenco).
No dia 5 de maio de 2008, com o afastamento de Jaqueline Vargas, uma das autoras da temporada, e com a mudança na direção (saíram Ricardo Waddington e Leonardo Nogueira e entraram Marcos Paulo Simões e Paola Pol Balloussier), a história da temporada ganhou um novo rumo, com temas mais juvenis que agradaram o público.
Em janeiro de 2009 estreou uma nova temporada, com novos cenários, novas tramas paralelas e nova abertura. A autora Patrícia Moretzsohn, em entrevista, disse ter se tornado mais experiente, e procuraria cometer menos erros.
Em abril de 2009, com a saída de Maria Mariana e Glória Barreto da equipe de roteiristas (Maria Mariana foi convidada pela Rede Record para trabalhar na sinopse de Promessas de Amor, enquanto Glória Barreto foi convocada pela Rede Globo a auxiliar Glória Perez na novela Caminho das Índias). Por esse motivo, a temporada teve seu fim antecipado: terminaria em 15 de janeiro de 2010, mas terminou em 6 de novembro de 2009.
No dia 9 de novembro de 2009 estreou uma nova temporada de Malhação, conhecida como Malhação ID, que traz Ricardo Hofstetter como autor, ao lado de Márcio Wilson, e Paola Pol Balloussier e Mário Márcio Bandarra, respectivamente, como diretora e diretor geral. O tema abordado é corrupção, e a história conta com Cristiana Peres, Mariana Molina e Fiuk como protagonistas. A história agora se passa no Colégio Primeira Opção, onde muitas meninas são apaixonadas pelo personagem de Fiuk, Bernardo. Mas o casal principal é formado por Bernardo e Cristiana (Fiuk e Cristiana Peres), o bad boy e a certinha.
Em 23 de agosto de 2010 estreou uma nova temporada.

 Concurso Casal Malhação 2008

Primeiro e único concurso de Malhação, promovido pelo programa Caldeirão do Huck, que foi exibido de 19 de setembro à 24 de novembro de 2007. O concurso tinha o objetivo de selecionar um rapaz e uma moça para entrar no elenco da temporada de 2008. Foram mais de 20 mil inscrições. No dia 24 de novembro foi a grande final, onde dois rapazes e duas moças disputavam as vagas mencionadas. O diretor de núcleo, Ricardo Waddington, porém, decidiu que apenas os rapazes entrariam em Malhação 2008, não como um casal, surpreendendo a todos. Luciano Huck conseguiu vagas para as moças na Oficina de Atores da Rede Globo.
Caio Castro e Rael Barja tiveram suas primeiras aparições em Malhação em janeiro de 2008, interpretando, respectivamente, o inconsequente Bruno e o caipira Caju.
Recentemente, estiveram no elenco da Malhação (17ª temporada), devido ao grande sucesso obtido na temporada de 2008. Bruno interpretou um dos novos estudantes do Colégio Primeira Opção, enquanto Caju era um dos empregados da padaria do bairro.

Primeira geração: Academia Malhação

  • As histórias são ambientadas na Academia Malhação, o que deu nome a série.
Sílvia Pfeifer viveu Paula, a primeira dona da Academia Malhação, em Malhação 1995
Primeira temporada (1995)
O personagem Romão foi interpretado pelo ator Luigi Baricelli
Segunda temporada (1996)
Juliana Knust estreou em Malhação 1997 interpretando Laura
Terceira temporada (1997)
Cecil Thiré interpretou Milton, em Malhação 1998
Quarta temporada (1998)

 Segunda geração: Ao Vivo

  • A Academia Malhação foi demolida. É a partir desse acontecimento que começa a segunda geração. Nesta geração, Mocotó transmitia, em uma rede pirata, um programa chamado Malhação.com diretamente de seu quarto, conhecido pelos amigos de longa data como Muquifo do Mocotó.
Alexandre Barillari deu vida ao jovem Tadeu em Malhação Ao Vivo
Quinta temporada (1998/1999)

 Terceira geração: Colégio Múltipla Escolha

  • Com a demolição da Academia Malhação, a área foi vendida para o Professor Paulo Pasqualete, o qual instalou no local uma das filiais do moderníssimo Colégio Múltipla Escolha. A partir daí começa a terceira geração, a maior de todas, que iniciou em outubro de 1999 e terminou em outubro de 2007.
Samara Felippo viveu a vilã Érica, que na trama era portadora do vírus HIV
Sexta temporada (1999)
O jovem e estudioso Marcelo foi interpretado pelo ator Fábio Azevedo
Sétima temporada (2000)
A inescrupulosa vilã Valéria foi interpretada pela até então estreante Bianca Castanho
Oitava temporada (2001)
Pedro, o protagonista de Malhação 2002, foi interpretado por Henri Castelli
Nona temporada (2002)
Totia Meireles viveu a bondosa Sandra, tia de Luísa, Carla e Mônica, em Malhação 2003
Décima temporada (2003)
Marjorie Estiano, em Malhação 2004, deu vida a Natasha, a maior rival de Letícia, a mocinha da temporada
Décima-primeira temporada (2004)
O vilão Júlio César, de Malhação 2005, foi interpretado pelo ator veterano Oscar Magrini
Décima-segunda temporada (2005)
Marcelo Novaes viveu Daniel San Martin, o pai adotivo de Cauã, em Malhação 2006
Décima-terceira temporada (2006)
Fiorella Mattheis viveu Vivian, vilã da trama de 2007, a melhor amiga de Cecília e Marcela
Décima-quarta temporada (2007)

 Quarta geração: Colégio Múltipla Escolha Ernesto Ribeiro

  • Na quarta geração, o Colégio Múltipla Escolha do Professor Paulo Pasqualete se fundiu com o Colégio Ernesto Ribeiro dos empresários Félix Rios e Diva Junqueira.
Jorge Fernando fez uma pequena participação em Malhação 2008, onde viveu o cômico diretor de novela mexicana Jorge Reyes
Décima-quinta temporada (2007/2008)

 Quinta Geração: Colégio Múltipla Escolha / Shopping Gran Plaza

  • Na quinta geração, o Colégio Múltipla Escolha, que havia sido fundado com o Colégio Ernesto Ribeiro, acabou falindo e foi comprado pela empresária Olga Miranda, a fim de que seus filhos, Juliana e Osvaldo, trabalhassem para garantir seu sustento. Juliana decide manter o Colégio Múltipla Escolha, já seu irmão Osvaldo pegou parte da área do Colégio (a área da Quadra Poliesportiva) para construir o Shopping Gran Plaza. No final da temporada, o colégio é fechado por ordem judicial, e o shopping é ampliado.
Praia de Canoa Quebrada, onde foram gravadas as primeiras cenas de Malhação 2009
Décima-sexta temporada (2009)

 Sexta geração: Colégio Primeira Opção

  • Na sexta geração o Colégio Múltipla Escolha é fechado, e então a História começa a se passar no Colégio Primeira Opção.
José de Abreu interpretou Livramento em Malhação ID, o diretor do Colégio Primeira Opção
Décima-sétima temporada (2009/2010)
Décima-oitava temporada (2010/2011)

 Temas de abertura

  • Malhação teve 8 temas diferentes:
  1. "Assim caminha a humanidade" - Lulu Santos - de abril de 1995 a outubro de 1999;
  2. "Te levar" - Charlie Brown Jr. - de outubro de 1999 a abril de 2006;
  3. "Lutar pelo que é meu" - Charlie Brown Jr. - de abril de 2006 a outubro de 2007;
  4. "Paraíso proibido" - Strike - de outubro de 2007 a agosto de 2008;
  5. "Daqui pra frente" - Nx Zero - de agosto de 2008 a janeiro de 2009;
  6. "Bem ou mal" - NX Zero & Túlio Dek - de janeiro a novembro de 2009;
  7. "Quem eu sou?" - Hori - de novembro de 2009 a agosto de 2010;
  8. "Lourinha Bombril" - Bangalafumenga - 23 de agosto de 2010 a 2011;